Estudo realizado pela Universidade de Buenos Aires, na Argentina, mostra como os estudantes procuram informações na rede mundial
ESTUDO NA TELA O jovem precisa saber selecionar sites e, dentro deles, interpretar as informações corretas. Foto: Philippe Lissac/Godong/Corbis
No entanto, o uso de computadores na escola ainda não está tão disseminado em nosso país (e em muitos de nossos vizinhos). Pesquisa divulgada no mês passado mostrou que 63% dos estudantes brasileiros dizem que o lugar mais habitual para acessar a internet é a escola. Porém, esses mesmos jovens afirmam que metade dos professores não utiliza nem recomenda a rede. E apenas um em cada dez entrevistados aprendeu a usar a ferramenta com um educador.
O estudo, feito com alunos do equivalente ao nosso 7º ano em 400 escolas da província de Buenos Aires, indica que há cinco pontos essenciais a considerar antes de colocar a garotada na frente da tela: compreender que a busca na rede é uma prática social de leitura, tomar consciência de que a máquina deve ser usada ao nosso favor, aprender a escolher os sites que têm o que se quer procurar, saber selecionar informações confiáveis e entender o peso da imagem no processo.
A partir dessa reportagem publicada pelo site revista escola, deixo um questionamento: a tecnologia é um instrumento que contribui de forma significativa na aprendizagem do aluno quando bem planejado e orientado pelo docente e porque razão muitos professores encontram tanta dificuldade em introduzir esse instrumento no seu planejamento, mesmo quando escola oferece este recurso?
Reportagem na íntegra: http://revistaescola.abril.com.br/formacao/formacao-continuada/buscas-via-internet-466998.shtml
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